O Estilo Memphis

1 comment

O estilo Memphis caracteriza-se pelas cores vibrantes contrastando com o preto, combinando várias formas geométricas. É a cara dos anos 80, pregando que o consumo também é uma busca de identidade e remetendo à estética New Wave, da MTV e dos Yuppies.


O criador do estilo Memphis foi o designer italiano Ettore Sottsass (1917-2007), conhecido por criar a máquina de escrever Valentina, em plástico colorido, para Olivetti. Em dezembro de 1980 ele reuniu um grupo de designers para fundar um movimento cujo o objetivo era criar uma nova estética e questionando a evolução da forma dos objetos apenas em relação a sua “funcionalidade”.




O grupo foi batizado de Memphis, por causa de uma música de Bob Dylan (Stuck Inside of Mobile with the Memphis Blues Again), que tocava durante essa reunião. Nascia assim o mais influente grupo de design da década de 80, misturando elementos do Art Decô, Pop Art, o kitsch do anos 50, o estilo futurista dos anos 70 e os conceitos do "Bom Design" ensinados pela Bauhaus.


O grupo se desfez em 1988 e em 2004 Ettore Sottsass deu início a uma parceria com a Kartell que aproveitou a edição 2016 da Maison & Objet Paris e a IMM Cologne para lançar a coleção Kartell Goes Sottsass, um tributo a Memphis.


As estrelas da coleção são dois bancos (Pilastro e Colonna) e um vaso (Calice), todos inéditos e criados por Sottsass exclusivamente para a Kartell. Com formas pós-modernistas e ousada cartela de cores, essas peças casam com a linha de poltronas e sofás The Foliage de Patricia Urquiola, a cadeira de Audrey de Piero Lissoni e a poltrona Mademoiselle de Philippe Starck, todos revestidos com tecidos Kartell com padronagem no estilo Memphis originalmente concebidos por Ettore Sottsass e Nathalie du Pasquier.



Um comentário:

Labels