Flávio de Carvalho, O Gênio Modernista

Leave a Comment

Arquitetoengenheirocenógrafoteatrólogopintordesenhistaescritorfilósofo, músico, figurinista, designer e etc... Flávio de Carvalho (1899-1973), foi um dos precursores da arquitetura moderna brasileira.


Formado em engenharia civil, o carioca Flavio de Rezende Carvalho estudou na França e Inglaterra e ao regressar ao Brasil escolheu São Paulo para viver e trabalhar.
Inquieto e genial, Flávio chegou a receber uma indicação ao Nobel de Literatura (1939) e ficou famoso por desfilar de saias pelas ruas de São Paulo em 1956. Le Corbusier o chamava de “revolucionário romântico” e para a sociedade da época ele era um maldito.





Ele considerava o design de interiores tão importante quando a arquitetura. Sua casa, a Casa Modernista na Fazenda Capuava em Valinhos (SP), construída nos anos 30, foi uma das poucas construções assinadas por ele e, embora em total abandono, foi tombada pelo patrimônio histórico em 1982 por ser um dos grandes símbolos da arquitetura brasileira.



Flavio desenhou todos os móveis de sua casa e uma de suas criações mais icônicas é a cadeira FDC1, também chamada de Cadeira São Paulo. Ao contrário do que aparenta é uma cadeira absolutamente confortável e é uma peça presente em vários museus de design e tem lugar garantido em projetos contemporâneos pelo mundo afora.





0 comentários:

Postar um comentário

Labels