Automação Residencial

1 comment

Imaginar nossas vidas sem energia elétrica é simplesmente impossível. Hoje dependemos da energia para praticamente tudo, das necessidades básicas como alimentação e saúde até a comunicação.
A preocupação em buscar fontes alternativas de energia não é um assunto novo mas deixou de ser assunto só de cientistas e ambientalistas, chegando ao cidadão comum depois da crise hídrica de 2013. Afinal, quem imaginava que pudesse faltar água em uma cidade como São Paulo?
Segundo Miguel José Gamboa Soares, responsável pelo Centro de formação KNX da Eurodomótica, o Brasil é um dos países que se pode orgulhar das suas políticas de sustentabilidade no que diz respeito à produção de energia e na pesquisa de fontes renováveis.
Contudo, o crescimento da classe média vem aumentando fortemente o consumo de energia elétrica (5,8% ao ano de 1973 a 2011, segundo dados da ANEEL). Isso nos obriga a repensar a questão energética também a partir do usuário comum, projetando as residências dentro de normas mais eficientes quanto ao consumo de energia.

Projetos de casas e edifícios que possibilitem um maior aproveitamento da luz natural e que utilizam sistemas de captação de energia solar, torna-se cada vez mais uma exigência do próprio cliente.
Outro recurso é a adoção dos sistemas de automação que preservam o conforto do usuário operando as instalações técnicas com eficiência, reduzindo e controlando o consumo em até 45%.

“A utilização de detectores de presença, asseguram que a iluminação artificial funcione apenas na presença de pessoas e que os sistemas de climatização adaptem a sua temperatura de funcionamento à presença de pessoas, reduzindo o consumo com a climatização até 50%. A utilização de sistemas automáticos de proteção solar (brizes) reguláveis em função da posição e intensidade do sol, reduz substancialmente a carga térmica sobre o edifício e consequentemente o consumo de energia até 45%”, afirma Soares.   
Soluções de automação predial e residencial não são um luxo e muito menos apenas uma questão de redução de despesas. É um investimento no nosso próprio futuro.
Em meus projetos conto com a consultoria de Mateus Drago, da Full Control Automações, que além de comercializar os melhores equipamentos, possui uma equipe altamente especializada e com know-how adquirido em projetos industriais.
”Hoje devemos planejar o futuro para amanhã.”


Um comentário:

  1. Olá Larissa, parabéns pelo tópico, a automação residencial, sem dúvida é uma ótima forma de tornar as atividades do nosso cotidiano mais simples e atrativas, pressionando apenas um botão em seu smartphone você faz com que a sua casa se prepare para você, isto é, ligando a televisão, som ambiente, ar condicionado, ligando a cascata e espelho d'água, dimerizando as luzes, entre outros muitos recursos, é muito legal além de ser muito simples de se utilizar, você também pode verificar toda a sua casa de seu iPad, vendo as luzes acesas, o consumo, se os equipamentos de áudio e vídeo estão ligados, controlar e visualizar câmeras, entre outros, a única limitação do que se pode ser feito é a nossa própria criatividade. Abraços http://www.vivaautomacao.com.br

    ResponderExcluir

Labels