Uma Cadeira Despretensiosamente Poderosa

Leave a Comment
Brigitte Bardot
A Peacock Chair (Cadeira Pavão), com seu encosto alargado e trama trabalhada em desenhos complexos, teve sua origem provavelmente, na Ásia e era uma espécie de trono para as realezas tribais.
No século 19 elas chegaram aos Estados Unidos e Inglaterra, quando o gosto pelo exótico selvagem estava em alta na decoração. Se tornaram populares em varandas e jardins de ricas residências e indicavam status.


Na belle epoque dos anos 20 elas ressurgiram rapidamente e só nas décadas de 60 e 70 voltariam com força total na decoração de mansões da riviera francesa e italiana, onde celebridades do jet set internacional tiravam férias e posavam para fotos que circulavam o mundo nas páginas das revistas.

Morticia Adams
Ela foi eternizada também por Mortícia Adams, apareceu nos filmes hawaiianos de Elvis Presley e era o trono de Ricardo Montalbán em A Ilha da Fantasia.
Da década de 60 para cá a Peacock Chair ganhou inúmeras versões e inspirou dezenas de designers em versões mais modestas ou ainda mais apoteóticas.


A lista de celebridades que já posaram para fotos em uma Peacock Chair é tão longa quanto às variações de modelos que essa cadeira já teve. Duas listas que parecem intermináveis. De Brigitte Bardot e Truman Capote à Madonna e Michele Obama, passando por editoriais de moda da Vogue, quando é necessário imprimir um ar despretensiosamente poderoso, basta uma Peacock Chair no cenário.


Elizabeth Taylor

Jimmy Page


Madonna
Rick Wakeman




Bette Davis
Vogue Editorial
Cat Power
Vogue


Jessica Alba
Marilyn Monroe
Marlene Dietrich


Salma Hayek
Truman Capote 


0 comentários:

Postar um comentário

Labels