O Estilo e o DESIGN ESCANDINAVO

Leave a Comment



Na contra mão dos excessos e da descartabilidade propostos pela indústria moveleira norte americana e da parte mais tradicional da Europa, o chamado Estilo Escandinavo – que abrange a Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia e a Islândia – vem conquistando cada vez mais admiradores e seguidores.


Marcado por linhas limpas, pela simplicidade elegante , pelo luxo do artesanal, pela cultura de sustentabilidade aliada à durabilidade e custo-benefício, o design escandinavo vai do mobiliário à cerâmica e vidro, da metalurgia à iluminação e moda, sempre com discurso coerente, objetivo e sem apelo a fatores subjetivos.


A relação de proximidade e interdependência com a natureza, torna a cultura nórdica muito mais coerente com a realidade contemporânea e com os anseios do homem moderno, que busca essa simplificação e proximidade com suas origens mas sem abrir mão do design, da beleza e do conforto.



Designers mais importantes da escola escandinava:

- Os dinamarqueses Grete Jalk, Axel Salto, Poul Kjaerholm, Finn Juhl, Borge Mogensen, Hans Wegner, Verner Panton, Erik Magnussen, Arne Jacobsen, Michael Geertsen, Poul Henningsen e Nanna Ditzel.

Poul Henningsen, Adjustable Bedside Table Lamp, circa 1933 -1939

- Os finlandeses Tapio Wirkkala, Alvar Aalto, Ilmari Tapiovaara, Yrjö Kukkapuro, Eero Aarnio e Eliel Saarinen.

Finn Juhl, BO64, Person Sofa, Designed 1948, made circa 1950

- Os islandeses Sveinn Kjarval, Brynjar Sigurðarson, Guðjón Samuelsson e Sigurður Guðmundsson.


Tappio Wirkkala, Wooden dish, 1954

- Os noruegueses Peter Opsvik, Torbjørn Afdal, Andreas Engesvik, Hans Brattrud e Anderssen & Voll


Alvar Aalto, Armchair, 1940-1949

- Os suecos Bruno Mathsson, Front Design, Axel Einar Hjorth, Stig Lindberg, Erik Gunnar Asplund, Josef Frank e Eva Hild.


Fredrik Kayser, Kryss-stolen, 1955










0 comentários:

Postar um comentário

Labels