Dia de PIQUE NIQUE

Leave a Comment



Essa tradição francesa ganhou o mundo e novas versões, o Converscote ou Pique Nique é a mistura de uma boa conversa com amigos + comidinhas frugais + natureza.
Tudo começou no século XVII em Paris. As pessoas contavam nos dedos os dias para o término do inverno e no primeiro raio de sol queriam ficar a maior parte do tempo possível fora de casa e em contato com a natureza.
Reunir amigos e a família para refeições no jardim era uma coisa para poucos. O parisiense médio saia mesmo para passeios em um bosque ou floresta. E o lanche, claro, era bem ao estilo francês: Vinho, pães, queijos, patês e frutas.
Nessa época também surgiram as grandes praças e parques, reproduzindo para uso coletivo, os inatingíveis jardins das casas dos mais nobres e ricos. E fazer pique nique nas praças e nos parques era também uma opção, principalmente se houvesse um concerto ou qualquer outra apresentação musical.


Muitas são as pinturas de artistas franceses que retratam os pique niques. A mais famosa no entanto é Le Déjeuner sur l'Herbe de Manet, que causou um grandioso escândalo pela nudez da modelo entre dois homens vestidos.
O pique nique francês virou picnic nos Estados Unidos e chega aos nossos dias um pouco modificado. No Brasil, talvez pela ausência de um inverno rigoroso os picnics foram trocados pelos churrascos, embora o dia 1º de maior seja considerado dia picnic em várias regiões.
As grandes cidades nos deixaram muito distantes as florestas e bosques. A degradação do meio ambiente também é um problema. Por conta das grandes concentrações humanas, os parques são muito lotados e as praças geralmente não são lugares seguros.
Mas se você tem um quintal, que tal programar uma verdadeira festa ao ar livre? A sugestão da decoradora Carmen Martins foge da tradicional toalha xadrez e cesta de vime e cria um ambiente super gostoso, com materiais simples e ideal para quem gosta de receber sempre.



Se você mora em apartamento com uma boa varanda, use-a para receber para um almoço/picnic. A sugestão de mesa é da Maria Presenteira e só com itens em liquidação!


Mas se você mora em apartamento sem varanda, pode organizar um almoço diferente, trazendo a natureza para a sua mesma. A sugestão é do Vegans com muitas saladinhas e muito charme. Há uma infinidade de sites com receitas de saladas incríveis na internet. Faça uma pesquisa e monte um cardápio ao gosto de seus convidados.




Agora se você não abre mão da tradição, encontre um lugar bacana e solte a imaginação!


O importante é reunir as pessoas e festejar!


 

0 comentários:

Postar um comentário

Labels